Sexta-feira, 5 de Março de 2010
As Crianças vieram ao IMP3

 Bom dia.


Na passada terça-feira as crianças da Escola Primária da Glória vieram ao IMP3.

Esta visita foi marcada com o intuito de explorarmos a interacção das crianças com o IMP3.

Para ambientarmos as crianças ao espaço decidimos colar os desenhos que lhes pedimos para fazerem a descrever Aveiro, e colocamos uns "puff's" na sala.


Assim que algumas crianças da turma 3ºC, chegaram à sala, decidiram não ligar nenhuma ao IMP3 e irem a correr para os desenhos e os "puff's". Após alguns minutos de estarem a ver os desenhos repararam que estava um cubo gigante com correntes na sala e começaram a interagir com o IMP3, não da maneira que era suposto, pois começaram a esticar as correntes, a "deitarem-se" nas correntes, etc.

Depois de as deixarmos habituarem-se à instalação decidimos começar a nossa observação das crianças.

Pedimos-lhes que primeiro jogassem o jogo da categorização, que consiste em pegarem numa marca fiducial (preta ou branca), irem lê-la à web cam - que lhes mostra qual o conteúdo da marca (vídeo, som ou imagem) - e categorizarem o conteúdo que estava na peça, segundo os três eixos axiométricos do cubo que estão designados como "triste e feliz", "bonito e feio" e "leve ou pesado", e colocar a peça na coordenada certa.

 

Como este jogo correu muito bem , decidimos complicar um pouco e pedimos às crianças que jogassem o 3 em linha 3D. Dividimos o grupo de crianças em duas equipas, cada uma ficou com as peças brancas e a outra equipa ficou com as peças pretas. Este jogo também correu muito bem. Por fim decidimos complicar um  pouco mais  pedimos às equipas que jogassem ao 5 em linha 3D, e as equipas ficaram empatadas.

 

Acabando os jogos, pedimos às crianças que se sentassem nos "puff's" e conversamos um pouco com elas sobre o que tinham achado dos jogos. E a opinião da maioria foi que: não tinham achado muita piada ao jogo da categorização e por outro lado tinham gostado muito do 5 em linha, os argumentos que usaram foram que o jogo da categorização não lhes trazia desafio nenhum, segundo as crianças, não tinham que pensar. Por sua vez, o 5 em linha trazia um desafio para elas pois tinham que pensar numa estratégia para poderem ganhar à outra equipa.

 

Em seguida perguntamos às crianças o que achavam se combinasse-mos os dois jogos (o da categorização e o 5 em linha 3D) e elas ficaram todas entusiasmadas e sugeriram que seria mais interessante se já tivessemos implementado as imagens da Cidade de Aveiro, nas marcas fiduciais.

 

Perguntamos-lhes se achariam mais interessante se as marcas fiduciais fossem lidas por um dispositivo móvel, como por exemplo, o telemóvel e elas concordaram que seria muito mais interessante.

 

Por fim, para termos ideias para a recolha de conteúdos sobre a cidade de Aveiro, perguntamos às crianças que sons seriam característicos da cidade, e elas deram-nos alguns exemplos, tais como, o som dos moliceiros a andar, o som do mar, etc.

 

Concluíndo, consideramos esta visita das crianças foi muito importante para podermos estudar o comportamento das crianças com o IMP3, nomeadamente, o que sentem, se acham divertido, o que não gostam, o que mudariam nos jogos, etc.

Durante o mês de Março virão ao IMP3 o resto da turma do 3ºC em pequenos grupos, para podermos recolher deles também as suas experiências.

 

 

 

_____________________________________________________________

Ana Filipa Lacerda

Daniela Teixeira Rei

Mónica Carvalheira

Rita Morais

 




.mais sobre mim
.pesquisar neste blog
 
.Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


.posts recentes

. Entrega Versão BETA + Tes...

. Testes!

. Remodelação do design e c...

. Código do processing

. Entrega prototipo de alta...

. Mapa de Navegação - Áreas...

. QR Code

. QR code e 2D barcode

. Entrega da Especificação ...

. Entrega da Especificação ...

.arquivos

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

.tags

. todas as tags

blogs SAPO
.subscrever feeds