Bom dia.
Na passada terça-feira as crianças da Escola Primária da Glória vieram ao IMP3.
Esta visita foi marcada com o intuito de explorarmos a interacção das crianças com o IMP3.
Para ambientarmos as crianças ao espaço decidimos colar os desenhos que lhes pedimos para fazerem a descrever Aveiro, e colocamos uns "puff's" na sala.
Assim que algumas crianças da turma 3ºC, chegaram à sala, decidiram não ligar nenhuma ao IMP3 e irem a correr para os desenhos e os "puff's". Após alguns minutos de estarem a ver os desenhos repararam que estava um cubo gigante com correntes na sala e começaram a interagir com o IMP3, não da maneira que era suposto, pois começaram a esticar as correntes, a "deitarem-se" nas correntes, etc.
Depois de as deixarmos habituarem-se à instalação decidimos começar a nossa observação das crianças.
Pedimos-lhes que primeiro jogassem o jogo da categorização, que consiste em pegarem numa marca fiducial (preta ou branca), irem lê-la à web cam - que lhes mostra qual o conteúdo da marca (vídeo, som ou imagem) - e categorizarem o conteúdo que estava na peça, segundo os três eixos axiométricos do cubo que estão designados como "triste e feliz", "bonito e feio" e "leve ou pesado", e colocar a peça na coordenada certa.
Como este jogo correu muito bem , decidimos complicar um pouco e pedimos às crianças que jogassem o 3 em linha 3D. Dividimos o grupo de crianças em duas equipas, cada uma ficou com as peças brancas e a outra equipa ficou com as peças pretas. Este jogo também correu muito bem. Por fim decidimos complicar um pouco mais pedimos às equipas que jogassem ao 5 em linha 3D, e as equipas ficaram empatadas.
Acabando os jogos, pedimos às crianças que se sentassem nos "puff's" e conversamos um pouco com elas sobre o que tinham achado dos jogos. E a opinião da maioria foi que: não tinham achado muita piada ao jogo da categorização e por outro lado tinham gostado muito do 5 em linha, os argumentos que usaram foram que o jogo da categorização não lhes trazia desafio nenhum, segundo as crianças, não tinham que pensar. Por sua vez, o 5 em linha trazia um desafio para elas pois tinham que pensar numa estratégia para poderem ganhar à outra equipa.
Em seguida perguntamos às crianças o que achavam se combinasse-mos os dois jogos (o da categorização e o 5 em linha 3D) e elas ficaram todas entusiasmadas e sugeriram que seria mais interessante se já tivessemos implementado as imagens da Cidade de Aveiro, nas marcas fiduciais.
Perguntamos-lhes se achariam mais interessante se as marcas fiduciais fossem lidas por um dispositivo móvel, como por exemplo, o telemóvel e elas concordaram que seria muito mais interessante.
Por fim, para termos ideias para a recolha de conteúdos sobre a cidade de Aveiro, perguntamos às crianças que sons seriam característicos da cidade, e elas deram-nos alguns exemplos, tais como, o som dos moliceiros a andar, o som do mar, etc.
Concluíndo, consideramos esta visita das crianças foi muito importante para podermos estudar o comportamento das crianças com o IMP3, nomeadamente, o que sentem, se acham divertido, o que não gostam, o que mudariam nos jogos, etc.
Durante o mês de Março virão ao IMP3 o resto da turma do 3ºC em pequenos grupos, para podermos recolher deles também as suas experiências.
________________________________________
Ana Filipa Lacerda
Daniela Teixeira Rei
Mónica Carvalheira
Rita Morais
. Entrega Versão BETA + Tes...
. Testes!
. Remodelação do design e c...
. Entrega prototipo de alta...
. Mapa de Navegação - Áreas...
. QR Code
. Entrega da Especificação ...
. Entrega da Especificação ...