Sexta-feira, 12 de Março de 2010
Requisitos Funcionais e Viabilidade Técnica

 Requisitos Funcionais e Viabilidade Técnica – Conclusões

 

Tanto as tabelas relativas aos requisitos funcionais como as tabelas relativas à viabilidade técnica são demasiado extensas para continuarem perceptiveis se coladas num documento do word. Assim e a titulo de excepção os elementos do trabalho estarão separados, sendo que as tabelas dos requisitos funcionais podem ser encontradas aqui, e as tabelas da viabilidade técnica podem ser encontradas aqui.

Depois de listarmos tudo o que a nossa aplicação terá que fazer, conseguimos ter uma melhor percepção das ferramentas e linguagens de programação que iremos usar.

Em relação aos requisitos funcionais do site, a lista de requisitos foi dividida por três perfis de utilizadores, sendo eles, o utilizador registado que se divide em duas subcategorias: o utilizador investigador – direccionado a todos os investigadores do IMP – e o utilizador jogador – direccionado a todos os jogadores do IMP (crianças dos 7 aos 11 anos) -, o utilizador visitante e o administrador.

Na listagem dos requisitos funcionais inerentes à instalação a divisão acima referida não se justifica devido ao facto de apenas os utilizadores jogadores terem acesso à instalação enquanto jogo.

A listagem dos requisitos funcionais inerentes à instalação é um pouco mais complexa, uma vez que temos como objectivo que a leitura das marcas fiduciais seja feita por um dispositivo móvel e enviada através de uma rede WAP, que permita que o programa reacTVison esteja embebido na mesma, ou por um dispositivo móvel em que seja possível instalar o reacTVision, que por sua vez enviaria para o computador o id de cada peça, permitindo assim a projecção do seu conteúdo.

Uma vez que este requisito não se encontra bem definido, pois não sabemos se este será exequível, não foi feito um estudo de viabilidade técnica em relação ao mesmo. No entanto, é nossa prioridade a definição deste objectivo durante a próxima semana.

Também dentro dos requisitos funcionais da instalação temos uma câmara estereoscópica devido ao facto de ser nosso objectivo implementar um sistema que leia as 125 coordenadas do IMP e a marca fiducial que o jogador coloca em cada uma, com o objectivo principal de ser mais claro para o jogador que peça é que tem em cada coordenada.

Em relação ao levantamento dos requisitos funcionais para o site, foi feito um estudo da viabilidade técnica de todas as linguagens de programação que se adequam à construção do mesmo.

Depois do termos feito o estudo da viabilidade técnica e de termos comparado diferentes linguagens de programação em diferentes áreas escolhemos as linguagens de programação que iremos utilizar.

Na categoria de frameworks de Javascript comparámos Mootools com jQuery e devido ao facto de a livraria de jQuery ser mais extensa e de uso mais acessível optámos pela framework jQuery, em relação às frameworks de PHP comparadas, Sinfony, CakePHP e Ruby on Rails percebemos que a mais adequada ao nosso conhecimento e à criação de um site para a web 2.0 será a CakePHP.

Nas linguagens de programação comparámos PHP com ASP e por já nos ter sido leccionada e ser mais adequada à construção do nosso site, devido a permitir criar áreas de acesso restrito (perfis pessoais), e de ser mais compatível com o sistema de base de dados suportado pelo servidor da Universidade de Aveiro, optámos por PHP.

Optámos por usar também Javascript.

Embora Processing esteja na tabela, não o analisámos a nível de viabilidade técnica por ser utilizado numa área onde não temos opção de escolha, devido ao facto de o reacTVision trabalhar com o Processing e ao facto de toda a instalação estar montada em cima desta linguagem de programação.

Em relação às Markup Languages, optámos por não comparar o XHTML com qualquer outra, pois possuímos profundo conhecimento sobre esta e é a mais usada e aconselhada para este género de trabalho.

Comparámos MySQL com Oracle, dentro das linguagens de bases de dados, e por ser a única suportada pelo servidor da Universidade e por já a conhecermos escolhemos usar MySQL.

Dentro das linguagens de style sheet, comparámos CSS com CSS2.1, e embora o CSS2 nos permita ter uma maior margem de aplicação e ter melhorias consideráveis em relação ao CSS, optámos pelo CSS por termos mais conhecimento deste.           Excluímos XSLT por ser direccionada para XML, uma vez que recorremos a uma base de dados para armazenamento da informação não iremos necessitar de usar XML e por sua vez XSLT.

Por último, comparámos duas ferramentas de web development, o Adobe Dreamweaver CS4 e o Panic Coda. Optámos por utilizar o Panic Coda por ser um desafio a nível de Projecto, uma vez que no âmbito académico apenas usámos o Adobe Dreamweaver CS3/CS4, e pelo facto de não termos tido uma boa experiência com o segundo devido ao código desnecessário que este gera.

Podemos ainda acrescentar que este estudo foi bastante útil não só para compreendermos todos os requisitos do site mas também para a instalação pois embora não seja ainda possível fazer o estudo da viabilidade técnica em relação a esta, é possível listar os requisitos funcionais e desta forma listar todo o hardware necessário.

 

Para além das fontes indicadas na tabela de viabilidade técnica, usámos também os seguintes links para podermos realizar este trabalho:

http://www.w3schools.com/js/default.asp

 

http://www.w3schools.com/js/default.asp

 

http://www.javascriptkit.com/howto/aspnet.shtml

 

http://www.symfony-project.org/

 

http://rubyonrails.org/

 

http://mootools.net/

 

http://blog.creonfx.com/javascript/mootools-vs-jquery-vs-prototype-vs-yui-vs-dojo-comparison-revised

 

http://jqueryvsmootools.com/

 

 ____________________________________________________________

Ana Filipa Lacerda

Daniela Teixeira Rei

Mónica Carvalheira

Rita Morais

 



publicado por filipalacerda às 22:11
editado por monica-carvalheira em 25/03/2010 às 17:23
link do post | adicionar aos favoritos

Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?



Email

Password



Comentário

Máximo de 4300 caracteres




.mais sobre mim
.pesquisar neste blog
 
.Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


.posts recentes

. Entrega Versão BETA + Tes...

. Testes!

. Remodelação do design e c...

. Código do processing

. Entrega prototipo de alta...

. Mapa de Navegação - Áreas...

. QR Code

. QR code e 2D barcode

. Entrega da Especificação ...

. Entrega da Especificação ...

.arquivos

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

.tags

. todas as tags

blogs SAPO
.subscrever feeds