Sexta-feira, 14 de Maio de 2010
Entrega prototipo de alta fidelidade

Boa noite!

Conforme o previsto na calendarização da cadeira de projecto, hoje efectua-se a entrega do módulo de prototipagem de alta-fidelidade.

Boa noite!

Conforme o previsto na calendarização da cadeira de projecto, hoje efectua-se a entrega do módulo de prototipagem de alta-fidelidade.

Aqui ficam algumas notas importante para uma melhor compreensão do trabalho desenvolvido neste contexto:

A ligação do processing para o servidor funciona correctamente. Esta foi possível através da instalação de um cliente FTP no computador do IMP, e que faz a sincronização constante entre a pasta local e a pasta no servidor remoto.

No entanto, por lapso nosso, esquecemo-nos que o departamento estaria fechado na quinta feira, e só pudemos testar o código hoje (sexta-feira) de manhã. Este lapso fez com que nos atrasasse-mos em relação à área de jogo. Neste sentido não conseguimos desenvolver significativamente a área de jogo, e as jogadas ainda não estão associadas ao perfil dos jogadores. Ainda assim temos uma página (scandir.php) que “recebe” (associativamente) os ficheiros correspondentes às peças jogadas.

 Como de previsto, o login  funciona, mas não conseguimos passar-lhe um variável de session id para conseguirmos identificar de que jogador vem cada jogado(login_dw_fi.php).

Da mesma maneira também não conseguimos passar o session id, que permitiria funcionar o mural de mensagens a funcionar(mural.php).

Para além deste problema encontrámos também o problema das permissões do servidor, que impediu que o  código de envio de email (mail.php) para denuncia e o código e  o upload de ficheiros não funcionassem (upload.php).

Em relação ao processing, conseguimos perceber o código que estava já criado, e criar um novo código.

Nesse novo código, para além dos eventos serem enviados para projecção, é criado um txt por cada peça jogada. O nome desse txt corresponde ao id da peça lida.

É este txt que é enviado para uma pasta no servidor onde o php faz a verificação de elementos novos e quais os ids enviados.

Existem dois ficheiros de processing no servidor, um deles a funcionar (sketch_may12c.pde) e outro de tentativa (sketch_may12a.pde). Para abrir ambos os ficheiros e para os conseguir correr é necessário fazer o download do processing.

Esse download pode ser feito aqui.

O protótipo pode ser visto em http://linlabmm.ca.ua.pt/imp/index.html 

____________________________________________________________

Ana Filipa Lacerda

Daniela Teixeira Rei

Mónica Carvalheira

Rita Morais

  

 



publicado por filipalacerda às 21:08
editado por monica-carvalheira em 17/05/2010 às 12:36
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6 comentários:
De pamado a 19 de Maio de 2010 às 15:16
Quando puderem, publiquem a nova versão do código. Gostava de olhar para o sketch (.pde)

Em relação à Universidade estar fechada, de futuro usem a VPN: http://www.cic.ua.pt/PageText.aspx?id=1915


De caixinha a 20 de Maio de 2010 às 18:40
Olá

Reforço a ideia do prof. Pedro Amado.

Publiquem rapidamente um zip com os sketch (.pde) que referem no post

Não se esqueçam que alguns docentes da UC não possuem o acesso FTP ao servidor, que permite fazer o download dos ficheiros...



De pamado a 19 de Maio de 2010 às 15:23
Em relação ao Processing escrever num ficheiro de texto no próprio servidor... não estarão a complicar? Até porque isso não vai levantar problemas de segurança?

Durante os testes do protótipo local tudo bem, mas na versão beta, porque não usar uma função que envia uma mensagem directamente para o (php do) site?

Vejam o básico no manual do shiffman:
http://www.learningprocessing.com/tutorials/php/


De Anónimo a 19 de Maio de 2010 às 20:32
Professor, não é assim tão simples. enviar um ficheiro txt com id do ficheiro media do processing para o servidor não põe em causa a segurança.
Nos utilizamos, logicamente, a vpn da universidade para poder trabalhar, quando dizemos que precisávamos de ir ao departamento é em relação à instalação do imp, e do computador que tem o código todo, que por sua vez é do departamento e como tal, esta dentro do departamento.
A nossa versão do código, assim como todo o código, está no servidor do nosso site. Assim que vamos trabalhando é logo feito o upload para o servidor.
Obrigada pela documentação.


De Anónimo a 19 de Maio de 2010 às 23:12
Ah... ok então. desculpem lá a história d vpn... não tinha percebido.

Em relação ao envio do txt... ou não estou a perceber o objectivo, ou não me parece um método muito eficaz (mesmo se não comprometem a segurança)

método 1:
instalação > peça/mensagem > processing > txt > php > mysql;

método 2:
instalação > peça/mensagem > processing > php > mysql;

no método 1 têm mais um passo no algoritmo.
ainda a agravante de terem de implementa um método para ir ler o(s) txt(s) > pensem na performance final do sistema... ainda para mais fica no ar a pergunta do que acontece quando há pessoas a ver o site (ler os txts) e outras a usar a instalação (escrever txts)

Não vai dar conflitos?

Estou a perceber bem?

Não querem fazer um diagrama do funcionamento de todo o sistema (tal como foi esquiçado nas primeiras aulas?)

P.S.: Se estas perguntas não fizerem sentido, ou se eu não estiver a perceber nada ignorem o comentário e depois falamos...


De pamado a 19 de Maio de 2010 às 23:12
Mais uma vez o sapo insiste em não me atribuir o nome aos comentários...


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